Brasília.- O embaixador da República Dominicana no Brasil, Engenheiro Dionis Perez, representando o governo dominicano, e o Diretor da Agência Brasileira de Cooperação-ABC, do Ministério das Relações Exteriores, Marco Farani, representante do Governo do Brasil, assinaram na última segunda-feira, 21 de novembro, o acordo para a construção de um moderno Centro de Formação Técnico Profissional para o setor industrial, vinculado ao Instituto de Formação Técnico Profissional da República Dominicana.
O evento aconteceu na sede da Agência Brasileira de Cooperação-ABC, Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, Capital do Brasil. A assinatura deste documento se insere no Programa de Cooperação Técnica assumidos pela República Dominicana e Brasil intensificado desde fevereiro de 2010, quando definitivamente entrou em vigor o Acordo de Cooperação Técnica entre os dois países.
O Centro de Formação Técnico Profissional para Indústria do INFOTEP será construído pela instituição brasileira, referência mundial em capacitação técnico-industrial, SENAI, com um investimento por parte da Agência Brasileira de Cooperação-ABC de US$ 2.199.780,56, em um período de aproximadamente 24 meses, a partir do primeiro trimestre do próximo ano.
O Centro contempla a implantação de laboratórios e plano de ensino em diferentes áreas como a construção civil, eletroeletrônica, mecânica de refrigeração industrial e comercial, ar condicionado residencial, carpintaria, mobiliário e ambiente de automação hidráulica, além de desenho técnico.
Da mesma forma inclui um conteúdo interdisciplinar sobre saúde e segurança no local de trabalho, preparação do corpo docente de instrutores e gestores, pessoal técnico e administrativo, avaliação e atualização dos recursos didáticos, atualização do plano de ensino, e deixá-lo completamente em funcionamento.
"Esse projeto contribuirá para o desenvolvimento nacional através da formação de recursos humanos em nível técnico e profissional, permitindo atacar de maneira direta a pobreza e estimulando a inclusão social", disse o embaixador Dionis Pérez, após a assinatura do acordo.
Este projeto é parte das iniciativas propostas pelo presidente Leonel Fernandez durante suas visitas a República Federativa do Brasil em várias reuniões bilaterais, como, por exemplo, quando ele recebeu o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Antônio Patriota, em abril passado, durante sua participação no Fórum Econômico Mundial para a América Latina, no Rio de Janeiro.
No hay comentarios:
Publicar un comentario